Depois do Campo Harmônico Menor Harmônico, hora de estender o raciocínio para as estruturas altas, e formar os Modos Gregos da Escala Menor Harmônica. Vem com a gente!
e-mail: semibrevespodcast@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod
Instagram: @semibrevespod
Twitter: @semibrevespod
Apoie o Semibreves:
Dicas culturais:
Daniel:
Documentário: The Beatles Anthology
Pedro:
Disco: Wayne Shorter – Saxophone Colossus
Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito
Abertura: The Trio – A Seita
Demais trilhas – Luka Schwab
Material de apoio:
Construção Escala Menor Harmônica:
T 2 3m 4 5 6m 7M T
Modos Gerados nos Graus: No tom de Am teremos:
Im(7M) – Eólio 7M Am(7M) – Eólio 7M
T 3m 5 7M – 9 11 13m A C E G# - B D F
IIm7(b5)- Lócrio 6 Bm7(b5)- Lócrio 6
T 3m b5 7 – b9 11 13 B D F A - C E G#
bIII7M(#5) – Jônio #5 ou Jônio 5+ C7M(#5) – Jônio #5 ou Jônio 5+
T 3 #5 7M – 9 11 13 C E G# B – D F A
IVm7 – Dórico #4 ou Dórico 4+ Dm7 – Dórico #4 ou Dórico 4+
T 3m 5 7 – 9 #11 13 D F A C – E G# B
V7 – Frígio Maior ou Mixolídio b9/b13 E7 – Frígio Maior ou Mixolídio b9/b13
T 3 5 7 – b9 11 b13 E G# B F – F A C
bVI – Lídio #9 bVI – Lídio #9
T 3 5 7M – #9 #11 13 F A C E – G# B D
VII ο – (Acorde) Diminuto G#ο – (Acorde) Diminuto
T 3m b5 b7 – b9 b11 b13 G# B D F – A C E
*UPPER STRUCTURES/ TENSÕES/ EXTENSÕES
OBS.: Os modos da Escala Menor Harmônica são de farta utilização na sintaxe de Acorde/Escala para improvisação e composição, entretanto o SÉTIMO GRAU (Acorde Diminuto) é mais utilizado como Arpejo da tétrade e suas inversões (a serem vistas em episódio específico) do q como Modo propriamente dito. Oportunamente veremos exemplos de Escalas Simétricas para aplicação nessa relação ACORDE/ESCALA a ser usada especificamente para o Acorde de Sétima Diminuta, ou simplesmente Acorde Diminuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário