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sexta-feira, 27 de março de 2020

#24 Percepção de Modos Gregos 1 - Lídio, Jônio, Mixolídio e Dórico




Finalmente estamos de volta com mais um episódio de percepção! desta vez, vamos treinar o reconhecimento auditivo dos modos maiores da Escala Maior – Jônio, Lídio e Mixolídio (com o Dórico de brinde). Senta na cadeira, abre os ouvidos, e vem com a gente!

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Sites para estudo de percepção:

Dicas culturais:
Daniel:
Disco: Hercules Gomes – Tia Amélia Para Sempre

Pedro:
Disco: Julie London – Julie is Her Name

Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito

Material de Apoio:

Para treinar a percepção dos Modos Gregos, vamos dividi-los em dois grupos – os maiores, que possuem a terça maior na sua formação, e os menores, que possuem a terça menor. Começaremos pelos maiores, por terem alterações apenas na quarta ou na sétima. São eles: Jônio, Lídio e Mixolídio.

Começando pelo modo Lídio, que é o mais aberto, temos a seguinte formação:

Lídio
T 2M 3M 4aum 5J 6M 7M 8J

Os pontos importantes para prestar atenção são a quarta aumentada, que age como sensível da quinta justa, sendo mais distante da terça do que a quarta justa, se aproximando da quinta, e a sétima maior, agindo como sensível da oitava.

Abaixando a quarta, conseguimos uma quarta justa, e chegamos ao modo Jônio:

Jônio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J

Ele se caracteriza pela sétima maior, agindo como sensível da oitava, mas com a quarta justa, a apenas um semitom da terça. Também pode ser identificado por ser idêntico à Escala Maior.

Abaixando a sétima, conseguimos uma sétima menor, e chegamos ao modo Mixolídio:

Mixolídio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J

Se caracteriza pela quarta justa, porém tendo também a sétima menor, que se aproxima da sexta, não dando a sensação de conclusão do modo Jônio.

Além disso, podemos incluir neste grupo também o modo Dórico, por ser o modo menor que mais se aproxima dos maiores, sendo idêntico ao Mixolídio, porém com a terça menor:

Dórico
T 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J

Se caracteriza por ter, além da sétima menor do modo Mixolídio, também a terça menor.

É importante, ao ouvir um modo, sempre cantá-lo, a fim de identificar os intervalos, semitons, sensíveis e a sensação geral do modo. Cantar é o melhor exercício de internalização do material de percepção.

Depois de ouvir o episódio, não deixe de entrar nos sites propostos acima e continuar o estudo, de preferência incluindo os exercícios na sua rotina diária de estudos.

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