Chegou o episódio mais esperado dos guitarristas! Vamos explorar as escalas derivadas da Escala Maior, os chamados Modos Gregos. Vem com a gente!
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Dicas culturais:
Daniel:
Johann Sebastian Bach – O Cravo Bem Temperado
Pedro:
Disco: Stan Getz & João Gilberto – Getz & Gilberto
Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito
Material de apoio:
São chamados MODOS GREGOS os 7 modos gerados dentro da Escala Maior, iniciando-os sobre cada grau da mesma e sendo associada sintaticamente ao mesmo.
Lembrando os graus da Escala Maior e suas tétrades, teremos:
I7M – T 3 5 7M
IIm7 – T 3m 5 7
IIIm7 – T 3m 5 7
IV7M – T 3 5 7M
V7 – T 3 5 7
VIm7 – T 3m 5 7
VIIm7(b5) – T 3m b5 7
Denominaremos cada um dos Modos Gregos fazendo referência a povos da região de domínio da Grécia Antiga, e pode-se também chama-los de ECLESIÁSTICOS ou GREGORIANOS.
Cada Modo Grego terá em sua composição 7 notas, e para q completemos sua estrutura com as 3 restantes utilizaremos raciocínio análogo mantendo o EMPILHAMENTO DE TERÇAS já usado na formação das tétrades, encontrando intervalos ACIMA DA OITAVA a quem denominaremos INTERVALOS COMPOSTOS. Essas tensões acima da oitava também pode ser denominadas UPPER STRUCTURES, ou EXTENSÕES.
Seguindo o empilhamento de terças em cada grau e denominando casa um dos modos, teremos:
I7M – T 3 5 7M 9 11 13 - JÔNIO
IIm7 – T 3m 5 7 9 11 13 - DÓRICO
IIIm7 – T 3m 5 7 b9 11 b13 - FRÍGIO
IV7M – T 3 5 7M 9 #11 13 - LÍDIO
V7 – T 3 5 7 9 11 13 - MIXOLÍDIO
VIm7 – T 3m 5 7 9 11 b13 – EÓLIO
VIIm7(b5) – T 3m b5 7 b9 11 b13 - LÓCRIO
*upper structures ou extensões
Trazendo os INTERVALOS COMPOSTOS (acima da oitava) para dentro da mesma oitava da tétrade já conhecida e assim completando o modo na mesma oitava teremos:
JÔNIO – T 2 3 4 5 6 7M
DÓRICO – T 2 3m 4 5 6 7
FRÍGIO – T 2m 3m 4 5 6m 7
LÍDIO – T 2 3 #4 5 6 7M
MIXOLÍDIO – T 2 3 4 5 6 7
EÓLIO – T 2 3m 4 5 6m 7
LÓCRIO – T 2m 3m 4 b5 6m 7
Exercícios propostos:
- Montar os modos: D Frígio, A Lídio, F Mixolídio, G Eólio, E Lócrio, Bb Dórico, F# Jônio
- A q tonalidade pertence cada um dos modos gerados no exemplo acima?
- Monte todos os modos usando a MESMA TÔNICA, e defina a q tom pertence cada um deles
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