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domingo, 22 de março de 2020

#22 Modos Gregos




Chegou o episódio mais esperado dos guitarristas! Vamos explorar as escalas derivadas da Escala Maior, os chamados Modos Gregos. Vem com a gente!

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Dicas culturais:

Daniel:
Johann Sebastian Bach – O Cravo Bem Temperado

Pedro:
Disco: Stan Getz & João Gilberto – Getz & Gilberto

Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito

Material de apoio:

São chamados MODOS GREGOS os 7 modos gerados dentro da Escala Maior, iniciando-os sobre cada grau da mesma e sendo associada sintaticamente ao mesmo. 
Lembrando os graus da Escala Maior e suas tétrades, teremos: 
I7M – T 3 5 7M
IIm7 – T 3m 5 7 
IIIm7 – T 3m 5 7
IV7M – T 3 5 7M
V7 – T 3 5 7 
VIm7 – T 3m 5 7 
VIIm7(b5) – T 3m b5 7 

Denominaremos cada um dos Modos Gregos fazendo referência a povos da região de domínio da Grécia Antiga, e pode-se também chama-los de ECLESIÁSTICOS ou GREGORIANOS.
Cada Modo Grego terá em sua composição 7 notas, e para q completemos sua estrutura com  as 3 restantes utilizaremos raciocínio análogo mantendo o EMPILHAMENTO DE TERÇAS já usado na formação das tétrades, encontrando intervalos ACIMA DA OITAVA a quem denominaremos INTERVALOS COMPOSTOS.  Essas tensões acima da oitava também pode  ser denominadas UPPER STRUCTURES, ou EXTENSÕES. 
Seguindo o empilhamento de terças em cada grau e denominando casa um dos modos, teremos: 
I7M – T 3 5 7M 9 11 13 - JÔNIO
IIm7 – T 3m 5 7 9 11 13 - DÓRICO
IIIm7 – T 3m 5 7 b9 11 b13 - FRÍGIO
IV7M – T 3 5 7M 9 #11 13 - LÍDIO
V7 – T 3 5 7  9 11 13 - MIXOLÍDIO
VIm7 – T 3m 5 7 9 11 b13 – EÓLIO 
VIIm7(b5) – T 3m b5 7 b9 11 b13 - LÓCRIO
*upper structures ou extensões
Trazendo os INTERVALOS COMPOSTOS (acima da oitava) para dentro da mesma oitava da tétrade já conhecida e assim completando o modo na mesma oitava teremos: 

JÔNIO – T 2 3 4 5 6 7M 
DÓRICO – T 2 3m 4 5 6 7 
FRÍGIO – T 2m 3m 4 5 6m 7 
LÍDIO – T 2 3 #4 5 6 7M
MIXOLÍDIO – T 2 3 4 5 6 7
EÓLIO – T 2 3m 4 5 6m 7 
LÓCRIO – T 2m 3m 4 b5 6m 7 

Exercícios propostos: 

  1. Montar os modos:  D Frígio, A Lídio, F Mixolídio, G Eólio, E Lócrio, Bb Dórico, F# Jônio 
  2. A q tonalidade pertence cada um dos modos gerados no exemplo acima?
  3. Monte todos os modos usando a MESMA TÔNICA, e defina a q tom pertence cada um deles

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