Agora que já estamos familiarizados com o som das tétrades, é hora de estuda-las de maneira harmônica, tocando todas as notas ao mesmo tempo. Isso adiciona aquela já conhecida dificuldade de isolar cada uma das notas, mas com o nosso passo a passo você vai tirar de letra!
e-mail: semibrevespodcast@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod
Instagram: @semibrevespod
Twitter: @semibrevespod
Sites para estudo de percepção:
teoria.com
musictheory.net
tonedear.com
Dicas culturais:
Daniel:
Disco: Bass Extremes
Livro: Nico Assumpção – Bass Solo
Pedro:
Podcast: Twenty Thousand Hertz
Vídeos: Eric Whitacre – Virtual Choir
Disco: Emicida – AmarElo
Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito
Material de Apoio:
Já familiarizados com o som das tétrades, começamos o estudo das tétrades harmônicas. Ainda utilizando as quatro famílias provenientes da escala maior – maior com sétima maior, maior com sétima menor, menor com sétima menor e meio diminuta.
Como nos intervalos harmônicos e nas tríades harmônicas, nossa primeira tarefa é separar as notas. Em seguida, cantamos as 4 notas, para então analisar os intervalos formados entre elas, para então classificar a tétrade. A tendência é que os "sabores" de cada família se sobressaiam mais quando tocadas de forma harmônica, então preste sempre muita atenção nas relações de consonância e dissonância, e no caráter aberto ou fechado de cada tétrade.
Seguem os diagramas das tétrades:
Maior com Sétima Maior
Maior com Sétima Menor (Dominante)
Menor com Sétima Menor
Nenhum comentário:
Postar um comentário