Continuando no assunto de percepção de intervalos, desta vez estudamos a segunda parte da oitava, com as as sextas, sétimas e oitava.
e-mail: semibrevespodcast@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod
Instagram: @semibrevespod
Twitter: @semibrevespod
Sites para estudo de percepção:
teoria.com
musictheory.net
tonedear.com
Dicas culturais:
Daniel:
Livro: O Cancionista - Luiz Tatit
Pedro:
Voyager - Golden Record
Material de Apoio:
Continuando com a segunda parte da oitava, temos agora 5 intervalos: 6m, 6M, 7m, 7M e 8J.
Mantendo os mesmos passos para a identificação dos intervalos, temos:
1- Tamanho
Desta vez temos intervalos grandes, e perceber a diferença destes para os tratados no episódio anterior já é meio caminho andado para a identificação correta.
2- Consonância ou Dissonância
Cada intervalo tem uma característica de consonância (acomodação dos harmônicos que causa sensação de unidade e repouso) ou dissonância (sensação de tensão), e treinar a identificação dessa característica é extremamente importante. Os intervalos desta segunda parte são classificados da seguinte maneira:
Consonância perfeita: 8J (oitava justa)
Consonâncias imperfeitas: 6m (sexta menor) e 6M (sexta maior)
Dissonâncias: 7m (sétima menor) e 7M (sétima maior)
3- Referência Musical
Usamos referências musicais para comparar com o intervalo ouvido e ajudar na sua identificação. Qualquer melodia pode servir de referência, mas as sugeridas no episódio são:
6m – Amigos Amigos de Roberto Carlos, ou o Riff de Sonífera Ilha, dos Titãs
6M – My way, de Frank Sinatra, ou O Que É O Que É, de Gonzaguinha
7m – expectativa de resolução por semitom descendente, ou tema de Jornada nas Estrelas, ou subida vocal de Twist and Shout
7M – expectativa de resolução por semitom ascendente, ou tema do filme Superman
8J – Somewhere Over The Rainbow
Nenhum comentário:
Postar um comentário